Silêncio...

Nesse blog escrevo e transcrevo de tudo um pouco, não há uma regra e sim desejos... Me divirto!


Significa: SENSÍVEL, SOLITÁRIO e SOLIDÁRIO. Trata-se de um dos mais belos cumprimentos da maçonaria, mas poucos buscam refletir sobre o seu valor. Posto isto, tecerei alguns breves comentários de minha opinião:



SENSÍVEL: Todo maçom deve ter o coração sensível ao bem, a luz e ao conhecimento. Bem como a todas as virtudes, pois estas se tratam de disposições da alma para a prática reiterada do bem. No mesmo sentido devemos ter a sensibilidade de discernir entre o bom e o mau, haja vista que sua linha é muito tênue.



SOLITÁRIO: Devemos manter as nossas opiniões e a vontade para a prática daquilo que é correto nas mais diversas adversidades, mesmo que solitários. Para exemplificar melhor o que eu estou falando, transcreverei um trecho da cerimônia das luzes DeMolay: "E no entanto, cada um de vós sendo um DeMolay, trazeis dentro de vosso coração uma chama, um facho para vos guiar através da escuridão. Se puderes fazer esta luz brilhar sobre outra pessoa, se puderdes penetrar nas profundezas mais recônditas de sua alma, e ascender a chama que ali está, então aí reside a finalidade da Ordem DeMolay, ali está vossa finalidade de viver."



SOLIDÁRIO: A solidariedade consiste em um dos mais sublimes deveres de um maçom. Devemos sempre socorrer um irmão em necessidade e auxiliá-lo no caminho da evolução e virtude. Doutro prisma também devemos cuidar para que ele não desvie e trilhe o caminho do mau. Entretanto, até hoje existe uma visão distorcida da maçonaria no que tange a solidariedade. Muitos acreditam que ingressando na Ordem Maçônica, um irmão nunca mais passará necessidade e, pasmem se tornará rico. É claro que a caridade e a beneficência fazem partes dos trabalhos da maçonaria, entretanto a solidariedade vai muito além do plano material.



Bom, espero que tenham gostado de minhas argumentações sobre essa saudação maçônica. Todavia, contudo, entretanto, porém, mas, no entanto, devo lhes advertir que existe outro significado para esta saudação, qual seja: Saúde, Saúde, Saúde. Para mim é uma adaptação indolente realizada somente no Brasil, haja vista que no original em latim (utilizado em todo o mundo) o correto é stlella, sedet, soli.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente!